Tocar de ouvido

Já vi alguns videos na net, de como tocar de ouvido, e sinceramente, é tudo perca de tempo, como se alguém de uma hora pra outra, vai aprender a tocar de ouvido, simplesmente depois de ver um vídeo ou ler um texto...isso é ridículo.
Isso é um processo que leva tempo, de uma pessoa para outra, pode variar sim, tem gente que pega com mais facilidade que outras, mais em geral leva um tempo.
O que cada um tem que ter em mente, é que o ouvido é um grande aliado do músico, mais tem que ser treinado para isso, e isso que pode levar algum tempo.
Uma dica, tende tocar musicas simples em vários tons, por exemplo Parabéns pra você.

É importante que o músico tenha um conhecimento em escalas, ( maiores com sustenidos e bemois), e uma dica simples é que quase sempre, o final de uma estrofe, ou coro, é com a nota do tom, sabe aquela nota do final da música, em geral é a nota Tônica. E quando o músico conhece as escalas maiores e menores, ai mato a charada.
Mas vale lembrar, nesse caso você achou o tom, o resto vai depender do seu ouvido, e não tem milagre não, tem que praticar, para educar o ouvido.

Tende tocar qualquer coisa, qualquer melodia que vir a mente, uma ótima opção também é tentar acompanhar qualquer música, coloque qualquer música, cd, mp3, radio, e tente acompanhar, não precisa ter sax, você é que manda, tente colocar um solo de sax no lugar da guitarra, na introdução do teclado coloque um sax, tire a melodia da música, tire o solo de guitarra, coloque um solo no meio, no final...te qualquer estilo de música, você é que manda, não tem limite para o ouvido, quanto mais treino, melhor ele fica...valeu até...               

Escala de Blues

Exemplo de escala de blues no Sax Alto - Tom de D  ( D-F-G-G#-A-C )

http://www.youtube.com/watch?v=Ucpzk8Cbb9U

Exemplos de escala de Blues

                                                     
                                  Mais um exemplo de Escala de Blues

Improviso no Sax Alto

Aqui vai mais um exemplo de improviso, vale a pela conferir...

http://www.youtube.com/watch?v=H4HgGabM9mA

Transposição do sax alto e sax tenor

Uma das dúvidas que sempre o músico tem, é a respeito da transposição do seu instrumento. Que tom vai ficar o sax alto ou sax tenor, em relação ao teclado?

Bom a regra é o seguinte, os instrumentos afinados em Eb, (mi bemol) - fica um tom e meio a baixo da base, (sax alto, sax barítono, requinta...) os afinados em Bb ( si bemol) - fica um tom acima da base, ( sax tenor, sax soprano, trompete, trombone...)

Lembrando que o tom da voz, é o tom dos instrumentos de base ( teclado, guitarra, violão, baixo...)
portando se um cantor pede para você um determinado tom, você tem que imediatamente transportar para o tom do seu instrumento.

Pra quem já conhece as escalas maiores, tudo fica mais fácil...o estudo do campo harmônico é fundamental para qualquer músico. Ate mais...



                                     

Escala Modo Dórico

Vamos falar sobre os modos gregos da escala maior. Vamos ver o modo dórico, essa escala menor, sai do segundo grau do campo harmônico, e a sua principal característica é, uma escala menor com o sexto grau  maior, essa escala é muito usada no jazz.  
Sua estrutura fica assim:

Exemplo em - Cm  ( 1 2 3b 4 5 6 7b ) ( C - D - Eb - F - G - A - Bb )  

Quando se improvisa de forma modal, isto é, criando frases em cima de acordes da harmônia.

Exemplo: Cm7 - Cm9 - Cm6 - Cm11 - Cm13

Com o modo dórico, sobre esses acordes, gera uma tensão muito legal no improviso.  

Bons estudos... comentem e divulguem aos amigos...ate mais.      

Forma Modal ou Tonal

A diferença basicamente entre essas duas formas de tocar ou improvisar, é o seguinte. Na forma Tonal é digamos, mais simples, porque o músico improvisa em cima do tom da harmonia,
Exemplo G - base sol maior : escala de sol maior, Pentatônica de sol maior, arpejos do campo harmônico de sol.
É a forma mais tradicional de improvisar, agora na forma Modal o músico improvisa em cima dos acordes da harmônia, para cada acorde uma escala basicamente. No jazz isso é muito utilizado, por causa das modulação da harmônia, por isso o improvisador  precisa estar trocando de escala varias vezes, acompanhando a harmônia. Isso é uma forma bem mais difícil de improviso, exige muito mais estudo e dedicação.    
Mais um exemplo de escala de blues em  C  ( C - Eb- F - F# - G - Bb  )
Transforme seu computador em uma MÁQUINA DE GANHAR DINHEIRO!