Tocar de ouvido

Já vi alguns videos na net, de como tocar de ouvido, e sinceramente, é tudo perca de tempo, como se alguém de uma hora pra outra, vai aprender a tocar de ouvido, simplesmente depois de ver um vídeo ou ler um texto...isso é ridículo.
Isso é um processo que leva tempo, de uma pessoa para outra, pode variar sim, tem gente que pega com mais facilidade que outras, mais em geral leva um tempo.
O que cada um tem que ter em mente, é que o ouvido é um grande aliado do músico, mais tem que ser treinado para isso, e isso que pode levar algum tempo.
Uma dica, tende tocar musicas simples em vários tons, por exemplo Parabéns pra você.

É importante que o músico tenha um conhecimento em escalas, ( maiores com sustenidos e bemois), e uma dica simples é que quase sempre, o final de uma estrofe, ou coro, é com a nota do tom, sabe aquela nota do final da música, em geral é a nota Tônica. E quando o músico conhece as escalas maiores e menores, ai mato a charada.
Mas vale lembrar, nesse caso você achou o tom, o resto vai depender do seu ouvido, e não tem milagre não, tem que praticar, para educar o ouvido.

Tende tocar qualquer coisa, qualquer melodia que vir a mente, uma ótima opção também é tentar acompanhar qualquer música, coloque qualquer música, cd, mp3, radio, e tente acompanhar, não precisa ter sax, você é que manda, tente colocar um solo de sax no lugar da guitarra, na introdução do teclado coloque um sax, tire a melodia da música, tire o solo de guitarra, coloque um solo no meio, no final...te qualquer estilo de música, você é que manda, não tem limite para o ouvido, quanto mais treino, melhor ele fica...valeu até...               

Um comentário:

  1. Bastante difícil tocar de ouvido, só muita dedicação e força de vontade. Sopro pequenas coisas por meio de partitura, de ouvido deixa agente um pouco desnorteado a procura da nota correspondente à melodia desejada, porem, vou continuar tentando aprender alguma música, peço ajuda, antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir

Transforme seu computador em uma MÁQUINA DE GANHAR DINHEIRO!