Escala de Blues

Uma ótima opção, sem duvida, de escala para improviso é a escala de Blues. Pode se usar de duas formas  basicamente, na própria escala maior, ou na formação menor. Na escala maior é so colocar uma terça menor, ficando assim - 1º grau, 2º maior, 3º menor, 3º maior, 4º justa, 5º junta, 6º maior, 7º maior.
Ex - C (do maior)  -  C  D  Eb  E  F  G  A  B.
Agora pra ficar mais radical, tem a formação menor - 1º grau, 3º menor, 4º justa, 4º aumentada, 5º justa, 7º dominante. Ex - C ( do ) - C  Eb  F  F#  G  Bb.
Essa escala é uma das mais usadas para improviso, na formação menor, com a 4º aumentada, ( blu note), da um sotaque muito  legal para o improviso, vale a pena estuda-la em vários tons no sax.        

Aplicação da escala Pentatônica

                                                                                                                                                       Exemplo de aplicação da escala pentatônica na improvisação, tom da música para o sax alto é B, (si maior)

http://www.youtube.com/watch?v=vj4kKmEEu34




Ciclo das Quartas

Improvisação e Harmonia

                                                                                                                                                           Quando se pensa em improvisação, se vem a mente varias coisas, acordes, escalas, arpejos, tonalidades, ritmo, e o campo harmônico...O campo harmônico é indispensável para quem quer improvisar. Qualquer músico que não conhece o campo harmônico, precisa estuda-lo sem falta. Assim o musico vai ter completo domínio de que escala usar, em determinada harmonia, (acordes). Sem esse conhecimento, o músico vai ficar so no chute, jogando notas aleatórias, sem saber o tom da música, tom da harmonia, modulações, possíveis escalas que poderão ser utilizadas. Realmente o músico fica completamente perdido, e o ouvido, nesse caso, não vai ajudar muito não, tem que ter o conhecimento teórico. Para aqueles que ainda não estudarão o campo harmônico, porque acharão que não tinha necessidade, que era coisa para músicos de acompanhamentos, (teclado violão guitarra baixo...) aqui vai meu conselho, procure estudar o mais rápido possível...isso com certeza vai abrir suas mentes, para o mundo da improvisação. Ate mais...

escala Pentatônica

Uma das escalas mais usadas para improvisação, é sem duvida, a escala pentatônica, é nada mais que a escala maior, sem o 4° grau e o 7° grau. Sua estrutura fica - 1° 2° 3° 5° e 6° grau.

É muito legal estudar essa escala em todos os tons possíveis, aquelas escalas que tem uma digitação mais difícil, merece mais tempo e dedicação...ok ate mais.
Transforme seu computador em uma MÁQUINA DE GANHAR DINHEIRO!